perguntas frequentes
Reprogramação de ECU, nada mais é que alterar os parâmetros gravados na central do motor do veículo, sempre buscando um aumento de performance.
Essa reprogramação pode ter vários nomes, CHIPTUNING, RECALIBRAÇÃO, REMAPEAMENTO DE ECU, REMAP ou SIMPLESMENTE CHIP DE POTENCIA.
Com a reprogramação de ECU é possível, por exemplo, aumentar a pressão da turbina, injetar mais combustível e alterar o ponto de ignição em toda a faixa de rotação do motor, obtendo assim um motor com mais torque e potência, mantendo a durabilidade do conjunto.
A reprogramação pode ainda ajustar o funcionamento do motor junto a upgrades mecânicos que foram realizados no automóvel.
Na reprogramação de ECU podemos ter várias funções, tais como corretivas ou de performance.
Quando dizemos corretivas, nos referimos a questão de luzes acesas (injeção eletrônica, epc, dpf,etc).
Sempre antes de iniciar uma reprogramação é necessário que o veículo passe por uma inspeção, pois nem sempre o carro está em condições de receber a reprogramação
Piggyback é um modulo de potência externo, ou seja, não necessita de reprogramação de modulo de motor do veiculo.
Basicamente ele engana os sinais do motor enviados ao modulo de motor do veículo, aumentando potência.
Comparando os dois métodos, a principal diferença entre eles é justamente o fato do Remap ser feiro direto no software, enquanto o piggyback altera apenas os sinais enviados ao modulo.
No entanto, o Remap consegue oferecer uma performance maior, já que é feita dentro do sistema do “original” do veiculo
Gás pedal ou também chamado de Chip de pedal é um produto plug-and-play desenvolvido para carros com pedal eletrônico, funciona destinado a diminuição do LAG (tempo de resposta) na aceleração, otimizando a mesma.
O filtro DPF (Filtro de Partículas Diesel) contribui para a diminuição da poluição expelida pelo escapamento dos veículos diesel. É um dispositivo acoplado no sistema de escape e é concebido para eliminar as partículas de fuligem dos gases de escape de um motor diesel.
Já a válvula EGR (Exhaust Gas Recirculation) atua no controle de emissão de gases poluentes que vêm da queima do combustível – principalmente o diesel. Essa válvula vai determinar também a quantidade dos gases que seriam expelidos e que serão reaproveitados.
Algumas das vantagens são:
- Consumo menor a longo prazo;
- Melhora o desempenho em baixas rotações;
- Evita que impurezas sejam depositadas nos condutos e válvulas de cilindros.
O filtro de ar da K&N é desenvolvido para aumentar o fluxo de ar, ocasionando um aumento de potência, lembrando que combinando a reprogramação, esse aumento de potência pode ser maior.
O óleo vermelho que dá a cor ao produto cria um poderoso meio de filtragem que garante a proteção do motor. A maior parte dos filtros no mercado não consegue equilibrar uma coisa (fluxo de ar) com a outra (proteção do motor).
SIM! O procedimento não é aprovado pelas montadoras e concessionárias, porém em uma inspeção rotineira das concessionárias a reprogramação é imperceptível, mas vale ressaltar que muitas vezes vão procurar algo de errado para não dar garantia de itens extensos.